quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cinema infantil ganha destaque em projeto

Cartaz oficial do projeto

O imaginário do cinema como vetor do comportamento de crianças foi discutido por acadêmicos do curso de Pedagogia coordenados pela professora Mônica Gabriella de Albuquerque Areias Secco, por meio do projeto “A Moral da História: os valores no cinema infantil”, baseado na obra de Joel Danoni, ‘Contos para dormir’. A ação contempla o tema ‘Educação em Valores’ e busca, por meio do cinema infantil, a possibilidade de tratar temas como Justiça, Tolerância, Respeito, Amizade e Perseverança. A mostra de filmes é desenvolvida com os alunos do 3º ano do Primeiro Ciclo, pais e professores da escola Municipal Lila Maia, bairro Itaúna I, cidade de Parintins-AM.

A primeira etapa teve início no dia 19 de março e terminou dia 21 de maio de 2011. Nesta fase, foram exibidos filmes da Disney/Pixar e realizadas atividades utilizando o cinema infantil como artefato cultural e mediador do diálogo entre os participantes do projeto. A segunda fase compreendeu a avaliação do projeto, envolvendo os professores da escola, os alunos e os pais.

O projeto contou com o apoio da SEMED, que viabilizou o transporte das crianças até o campus da UFAM, além da participação do professor Alexsandro Melo Medeiros, discentes do curso de Pedagogia e do Curso de Comunicação Social.

De acordo com a coordenadora Mônica Secco as ações desenvolvidas pelo projeto proporcionaram a todos os participantes - coordenadores, professores, acadêmicos, pais e alunos - a vivência da educação em valores, a possibilidade de coletar dados para futuras pesquisas ou projetos de extensão e a oportunidade de crescimento acadêmico.