quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ação estimula a aprendizagem da Matemática

Foto: g1.globo.com


Entre os meses de abril e julho, será desenvolvido no ICSEZ o projeto ‘Caminhos de Aprendizagem’, destinado a aproximadamente 45 alunos com dificuldade em Matemática matriculados na 5° série do Ensino Fundamental da Escola Suzana de Jesus Azedo, no bairro Palmares. A ação é composta por aulas conceituais e jogos educativos promovidos pelos professores Pedro Marinho Amoedo e William de Souza Barreto. Acadêmicos do curso de Administração atuarão como monitores e colaboradores no intuito de despertar no aluno o interesse pela disciplina, melhorando o seu desenvolvimento e conseqüentemente possibilitando um melhor rendimento na escola e no meio social.

Em três etapas, o projeto treinará os alunos universitários que participarão diretamente da ação, e tratará da escolha e confecção do material didático necessário para a sua realização. A seguir, sob a orientação dos professores, os acadêmicos colaboradores se responsabilizarão pelas atividades a serem realizadas junto aos alunos, que incluem aulas expositivas e conceituais, desenvolvimento de dinâmicas e a confecção das figuras planas e não planas (formas geométricas). Na última etapa, haverá a realização de um teste escrito de caráter avaliativo, com o propósito de verificar o grau de assimilação de conteúdo e o nível de amadurecimento adquirido pelos alunos sobre a Matemática.

As reuniões ocorrem no prédio da UFAM, às terças-feiras com os monitores do projeto, e às quintas-feiras com os alunos, com inicio às 15h e término às 17h.

Projeto aciona prática de basquetebol

Foto: basquetebol noticias-acores.blogspot.com

“Brincando e aprendendo Basquetebol na Cidade da Criança Pichita Cohén” é o mote do projeto de extensão do Curso de Educação Física, que visa oferecer a prática do mini–basquetebol para crianças frequentadoras do parque infantil no município.

Em Parintins, a modalidade de basquetebol é pouco praticada. Os motivos são variados, pois existem poucos lugares com cestas de basquetebol na cidade. A atividade de extensão é ministrada por acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física do ICSEZ/UFAM e por acadêmicos do curso de Educação Física à Distância do Polo de Parintins.

O projeto busca também divulgar a modalidade, que apesar de ter um número significativo de adeptos interessados, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, não possui espaços na cidade para a sua prática. Alguns adeptos jogam basquetebol na praça dos bois, onde existe apenas uma tabela móvel. Outro lugar em que há quadra para praticar o basquetebol na categoria mirim, é no parque infantil Cidade da Criança Pichita Cohén, onde até o momento, não havia nenhuma ação para desenvolver o basquetebol para o publico infantil.

As reuniões com os acadêmicos ocorrem todas as segundas das 15h às 17h no próprio ICSEZ, e com a comunidade, às terças e quintas-feiras das 17h às 19h no Parque Infantil Cidade da Criança Pichita Cohén. 

Projeto inclui capoeira na escola

Foto: Arquivo do projeto

Levar a capoeira como prática da cultura afro-brasileira às escolas é a meta principal do projeto “A capoeira como conteúdo na Escola Estadual Senador João Bosco – Parintins/AM”. A ação é coordenada pelos professores Marcelo Radicchi e Patrícia Trindade em parceria com acadêmicos do curso de Educação Física.

O objetivo é proporcionar aos alunos da escola de ensino médio experiências teóricas e práticas com a capoeira didática no conteúdo nas aulas de Educação Física.

Atuação do projeto

Inicialmente, o projeto realizou um curso de capacitação aos acadêmicos participantes, aos professores de educação física e demais professores interessados. O objetivo deste curso foi oferecer uma visão básica referente à capoeira entendida em seu contexto histórico e cultural, com vistas à capacitação dos discentes e professores para o trabalho da temática em sala de aula.

Segundo o professor Marcelo Radicchi, a capoeira encontra-se em processo de inserção nas escolas, em especial como conteúdo da cultura corporal de movimentos a ser trabalhada nas aulas de Educação Física, tendo como base diversas iniciativas oficiais que tem estimulado esta inserção, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Lei n° 10.639/2003 que trata da “obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nos ensino fundamental e médio”.

As reuniões com os acadêmicos ocorrem todas as sextas feiras, das 19h às 22h, no ICSEZ.

Ufam incentiva cidadania participativa

Câmara Municipal de Parintins

A fiscalização do poder legislativo no Município de Parintins é o objetivo do projeto “Cidadania participativa: análise e divulgação das atividades parlamentares”. A atividade é coordenada pelos professores Alexsandro Medeiros e Gerson Albuquerque, em parceria com alunos dos cursos de Administração, Serviço Social e Comunicação Social.

O projeto surgiu como proposta da Audiência Pública, realizada em dezembro de 2010, na Câmara Municipal de Parintins, em que o Diretor do ICSEZ, Jefferson da Cruz, apresentou aos parlamentares uma discussão sobre o papel da Universidade Federal do Amazonas no Município de Parintins. Como resultado desta sessão, foi estabelecido um comprometimento por parte da UFAM e os parlamentares da Câmara, no sentido de promover parcerias que possam fortalecer o papel das instituições junto à comunidade parintinense.

A comunidade terá a sua participação estimulada através de seu contato periódico com os informativos acerca das atividades parlamentares e por meio de canais de informação, como blogs ou sites. Nesses canais será levada em consideração também a opinião da comunidade em relação às propostas da Câmara.

As reuniões com a comunidade ocorrem todas as quartas-feiras das 9h às 11h na Câmara Municipal de Parintins, e com os alunos todas as sextas-feiras das 9 às 11h no ICSEZ.