sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Oficinas Pedagógicas: uma alternativa para mediar os conflitos professor /aluno e aluno/aluno em uma escola municipal de Parintins


A escola é considerada como segunda casa para os alunos, logo, os professores seriam sua segunda família, entretanto, um dos problemas que mais tem se destacado nas salas de aula é o relacionamento entre professor e aluno e entre os próprios alunos entre sim. Esse conflito tem aumentado gradativamente nos dias atuais, agressões, bullyng entre outras atitudes se tornaram um grande problema que deve ser solucionado o quanto antes, já que a escola tem o objetivo de formar bons cidadãos, capazes de ter uma boa convivência na sociedade apesar das diferenças, e não o contrário.

Levando-se em consideração esses aspectos, o projeto “Oficinas Pedagógicas: uma alternativa para mediar os conflitos professor/aluno e aluno/aluno em uma escola municipal de Parintins” teve como intuito diminuir esses conflitos entre professores e alunos e entre alunos e alunos, o local para execução do projeto foi a Escola Municipal Luz do Saber, no Bairro Itaúna II do município de Parintins, com os alunos do 4º e 5º ano.  A escola escolhida tem apresentado repetidos episódios de desrespeito aos professores, intolerância entre aluno/aluno, e diante disso as oficinas pedagógicas sugeridas no projeto seriam muito importantes para minimizar esses gargalos recorrentes na sala de aula.

 

Dessa forma é possível perceber que a iniciativa do projeto só tem a engrandecer no relacionamento entre os professore e seus alunos, pois irá possibilitar aos mesmos laços afetivos que só tem a contribuir para a relação do individuo com a sociedade, e a priori, para sua convivência na escola, bem como o crescimento e amadurecimento dos alunos, além de despertar a empatia dos professores pelos seus alunos e dos alunos pelos professores.