quinta-feira, 13 de junho de 2013

Técnicas de produtividade

Produção de frango e galinha caipira no Município de Parintins/AM


Durante muitos anos, a pesquisa avícola tem avançado para conquistar potenciais de produção cada vez maiores, aprimorando a alimentação e propondo programas de melhorias genéticas para que as aves tenham um melhor desempenho zootécnico. E com o auxilio destes avanços, foi desenvolvido um projeto que procura aliar o potencial das aves rústicas tradicionais dos quintais parintinenses, com técnicas mais modernas de produtividade, sem perder o gostinho caipira destes animais, e estimulando as tradicionais populações que criam aves, a obter uma fonte extra de renda.
Com um mercado consumidor cada vez mais crescente, tem especulado a produção alternativa de animais, levando em consideração os preceitos “orgânicos” e o bem estar animal, e aqui na Amazônia, a avicultura industrial não se estabeleceu devido as condições climáticas, desta forma, a criação caipira adotada pelos pequenos produtores, os quais utilizam de seus espaços de quintas e restos culturais de lavouras, tem perpetuado através de gerações até os dias de hoje.


Coordenador do Projeto: José Carlos Martins Brandão
Vice: Tiago Viana da Costa

O acadêmico e o popular

Outras concepções de conhecimento pelas experimentações com capoeira e Hip-Hop no ICSEZ


Capoeira
O projeto busca proporcionar aos participantes, experiências teóricas e práticas com duas manifestações culturais de origem popular, sendo elas; a capoeira e o hip-hop. Através deste contato experiencial,  foi encontrado um lugar e valor para as manifestações da cultura popular, sendo pensadas e praticadas no meio acadêmico.
As atividades são voltadas para a comunidade interna do ICSEZ como: acadêmicos, professores e todos que exercem uma função no instituto, e também visa atender a comunidade externa, constituída pelos jovens com idade superior a 15 anos dos bairros próximos ao campus da Ufam.

Hip Hop
Ao término do projeto será realizado um evento-síntese das produções e resultados alcançados, revertendo o conhecimento às instâncias produtoras e mantenedoras da cultura popular da cidade, bem como às instâncias do dito conhecimento formal, a saber, escolas e universidades. O princípio que o projeto busca reforçar é o da necessidade de abertura do conhecimento acadêmico às formas de fazer, ser e pensar originárias das camadas populares, como importante fonte de conhecimento a ser socialmente valorizado e considerado.


Coordenador do Projeto:Marcelo Rocha Radicchi
Vice: Ivaney Machado Teixeira

Cantinho de leitura

Construindo a competência leitora


O projeto tem por finalidade desenvolver estratégias de leitura em duas turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Parintins – AM. Essas ações são desenvolvidas de segunda a sexta – feira a partir dos estudos de fundamentos teóricos metodológicos que abordam a leitura nos anos iniciais de
Cantinho de Leitura
aprendizagem da criança, contribuindo para articular, socializar saberes e promover experiências de alfabetização e letramento por meio do cantinho de leitura.
O contato com o universo dos livros estimula na criança a descoberta e o aprimoramento da linguagem. Entretanto, é imprescindível destacar nas práticas de alfabetização e letramento da contribuição do cantinho de leitura para formação de assíduos leitores.

Coordenador do Projeto: Maria das Graças Pereira  Soares

Ciberdemocracia

A democracia e as novas tecnologias de informação e Comunicação


Democracia Digital

Com o surgimento das novas Tecnologias da Informação e Comunicação, mais destacadamente a internet, foi desenvolvido um projeto, o qual engloba as discussões acerca da revitalização da democracia, e os novos conceitos gerados pelo novo espaço virtual.

 A ciberdemocracia merece destaque e deve ser observada a partir da emergência da internet e da participação direta do cidadão na política mediante o uso das novas tecnologias. Em certo sentido, podemos até dizer que quem não estiver conectado a essa rede mundial, ficará fora da vida social, econômica, científica, que se desenrola em tempo real através dos caminhos da internet. 
Os extraordinários avanços tecnológicos dos últimos anos veem transformando significativamente o panorama das modernas sociedades democráticas. Estas transformações afetam não somente o modo substancial das relações sociais, mas também o funcionamento das atuais instituições e estruturas políticas. Neste sentido, a ciberdemocracia consiste na criação de processos e mecanismo de discussão, a partir de um diálogo entre o Cidadão e o Estado, para se chegar a uma política de decisões, onde a participação popular se torna mais real em termos práticos. Este projeto pretende, portanto, usar um website através da rede mundial world wide web para divulgar informações, notícias, textos sobre como é possível exercer nosso papel de cidadão através dessas novas tecnologias além de utilizá-lo como uma importante ferramenta pedagógica, estimulando no leitor do website uma leitura crítica da política em seus mais variados aspectos: científico, filosófico, pedagógico, econômico, entre outros.

Coordenador do Projeto: Alexsandro Melo Medeiros