quinta-feira, 20 de junho de 2013

Queijo Coalho

Caracterização do Perfil do produtor de queijo coalho no município de Parintins


O queijo como subproduto do leite é de fundamental importância na alimentação diária dos parintinenses, este alimento é fonte de proteínas animal necessário para a regular manutenção do metabolismo corporal, além de contribuir com fontes de vitaminas e sais minerais. Com base nisto, foi feito um
O projeto, o qual foi executado em comunidades inseridas no município de Parintins, na qual teve como seu principal foco produtores de queijo do município de Parintins que trabalham com a comercialização direta desse produto em mercados desta região. Por meio da aplicação de questionários de forma direta e concisa, os trabalhadores por espontânea vontade responderão  a perguntas relacionadas ao seu modo de fabricação e comercialização do queijo coalho. A partir dos dados coletados, foi feito uma análise sobre o modo de produção desse alimento, levando em consideração desde a coleta do leite até a maturação e comercialização do produto de acordo com as respostas obtidas.
Diante desta análise, a partir das questões levantadas na entrevista, o projeto realizou a confecções de informativos e folders com dados referentes à produção de queijo coalho artesanal, os quais falam sobre higiêne do produto, armazenamento e comercialização a fim de obter um produto de alta qualidade ao consumidor.


Coordenador do Projeto: Diego Azevedo Mota

Vice – Coordenador: Christiano Raphael de Albuquerque Borges

Produção de Milho e Feijão

A produtividade das culturas do milho e do feijão



O escopo deste projeto foi avaliar a produtividade das culturas do milho e do feijão consorciados em diferentes arranjos de plantas na região do Baixo Amazonas-AM.  É de entendimento que o consórcio entre culturas é prática comum na maioria das pequenas propriedades do Brasil, grande parte do milho e feijão produzidos é proveniente deste sistema de cultivo.  Dessa forma, foi avaliada do ponto de vista técnico, a eficiência produtiva do milho em consórcio com o feijão, utilizando diferentes arranjos produtivos (monocultivo de milho e feijão).
 A pesquisa foi desenvolvida no campus do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas, onde foi feito o delineamento experimental em blocos casualizados com quatro tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos pelas culturas de milho e feijão plantadas em consórcio e monocultivo, sendo que as parcelas foram de 4,0 m de comprimento por 3,0 m de largura, totalizando 12 m2. Os níveis de fertilizantes os quais foram utilizados nas covas de plantio tiveram como base os teores recomendados para a cultura e com base no resultado das análises químicas do solo, as repetições receberam os mesmos níveis de adubos.


Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Aristóteles de Jesus Teixeira Filho

Vice – Coordenador: Prof. MSc. José Carlos Martins Brandão

Laboratório de Cidadania

Conhecendo direitos para praticar cidadania


A questão da Cidadania está no centro das discussões na atualidade, principalmente se considerarmos o aumento das desigualdades sociais, em particular na sociedade brasileira, sendo que a grande maioria da população sabe que têm direitos os quais estes são garantidos seja na Constituição Federal ou em outras legislações, porém, muitos não sabem como efetivar esses direitos no seu cotidiano. Este fator foi atribuído à falta de conhecimento que a população tem sobre seus direitos e o Estado por sua vez, estrategicamente, não mobiliza ações para esclarecer a população sobre tais assuntos, visto que o sistema tem seus interesses pautados em uma lógica neoliberal, onde o privado prevalece sobre o que é publico. Considerando este cenário, o projeto Laboratório de Cidadania tem como proposta realizar atividades educativas voltadas para o esclarecimento sobre os direitos que são garantidos na sociedade brasileira, promovendo assim a prática da cidadania.
Especificamente o projeto trabalhou em duas formas: 1) Atividade Permanente: A formação de lideranças que posteriormente socializarão com a comunidade os conteúdos ministrados durante as atividades. 2) Atividades Requeridas: a realização de palestras sobre as temáticas abordadas, em escolas, movimentos sociais e outras instâncias
Os principais questionários debatidos nos encontros foram temas sobre; o que são direitos? O Sistema Único de Saúde, O Sistema único de Assistência Social, Estatuto da Criança e do Adolescente, estatuto do Idoso, previdência social, Direitos da pessoa com deficiência e outros


Coordenador do Projeto: ANDREZA GOMES WEIL

Vice-coordenador: SARA MOREIRA SOARES

Jornal Parintins Hoje

Noticiando os fatos contemporâneos de Parintins


Este projeto criou um jornal o qual veio discutir temas atuais e importantes para a sociedade parintinense, com vistas a contribuir para o seu desenvolvimento social, econômico, político e cultural.
O jornal tem seu objetivo em tratar de temas de forma mais aprofundada que a mídia local ao veicular notícias oriundas da sociedade parintinense, juntamente com notícias de interesse geral das pessoas (como economia, segurança pública, educação, drogas, saúde, política etc.). Além disso, a elaboração do jornal é uma oportunidade para que os alunos exercitem a prática jornalística de modo geral, passando pelo processo de elaboração da pauta, pesquisa e redação de forma semelhante ao que terão de fazer ao trabalharem em uma empresa veiculadora de jornal impresso.



Coordenador do Projeto: Clêuber Pimentel Barbosa

Incentivo a Pesquisa

Incentivando acadêmicos a pesquisa cientifica em Parintins 



A pesquisa científica esta inserida no tripé de uma instituição de ensino superior, sendo elas; o ensino, pesquisa e extensão, nesse sentido é de grande importância a sua realização como meio de descobertas de novos conhecimentos e novas tecnologias que possam propiciar o desenvolvimento social, cultural e econômico da população local. Dessa forma, as universidades, faculdades e institutos devem incentivar seus alunos a realização dessa importante pratica. Com isso, este projeto teve por objetivo incentivar os alunos das universidades e institutos federais a realização da pesquisa cientifica. Para isso foram realizadas palestras para motivar esses alunos a pesquisar, bem como a escolha do correto delineamento experimental e o acompanhamento de uma pesquisa na prática, observando a coleta de dados e a posterior tabulação dos mesmos. Dessa forma, pode-se propiciar com cada vez mais acadêmicos possam utilizar desse importantíssimo meio para o desenvolvimento superior e social. 


Coordenador do Professor: Prof. Dr. Daniel Marino Guedes de Carvalho

Vice – Coordenador: Prof. Dr. Diego Azevedo Mota

Brucelose em Bovinos

Identificação de bovinos brucélicos no Município de Parintins


O projeto estima a prevalência de anticorpos anti-Brucella abortus em bovinos abatidos em matadouro público do Município de Parintins, Amazonas, assim como conscientizar os proprietários e tratadores dos animais, sobre a importância da biosseguridade no combate da brucelose bovina. A brucelose tem gênese estreitamente associada ao manejo das criações, incluindo a de bovinos, sendo as perdas econômicas decorrentes da diminuição na produção de proteína de alta qualidade (carne e leite), da limitação da comercialização de animais infectados e dos seus produtos, além dos custos resultantes da infecção humana.
Foram recolhidas 400 amostras de sangue de bovinos após a venossecção dos grandes vasos do pescoço, durante a sangria, e encaminhados ao Laboratório de Química do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, Universidade Federal do Amazonas, para obtenção dos soros. Eles foram processados no Laboratório Agropecuário Nacional em Pernambuco, de acordo com metodologia oficial. A triagem dos anticorpos anti-Brucella abortus foi realizada com o Antígeno Acidificado Tamponado (AAT), a fim de identificar possíveis amostras reagentes ao Teste de Fixação do Complemento (TFC). Os dados foram processados e analisados no programa Epi-Info, versão 6.04. O teste estatístico utilizado para verificar a correlação entre as variáveis será do qui-quadrado, com nível de significância de 0,05 e ainda técnicas de estatística descritiva através da obtenção da distribuição absoluta e relativa. É esperado que, confirmada a positividade dos resultados para brucelose bovina, seja possível subsidiar os Serviços Oficiais competentes no controle e / ou erradicação da doença no Amazonas, além de promover educação sanitária aos proprietários e tratadores das propriedades cadastradas.
                                                

Coordenador do Projeto: Maria Betania de Queiroz Rolim

Vice – Coordenador: Christiano Raphael de Albuquerque Borges

História em Quadrinhos

Da leitura à criação


O projeto ambicionou proporcionar a estudantes de ensino fundamental e médio uma estrutura de aprendizagem que possibilite a criação de histórias em quadrinhos, oferecendo a eles o domínio das linguagens necessárias para a elaboração de uma do devido trabalho, e os incentivando a adentrar ao campo da arte.
Aos estudantes universitários do Curso de Licenciatura em Artes Plásticas será dada a oportunidade de trabalharem metodologias de ensino da arte, aplicando os conhecimentos adquiridos no curso às necessidades apresentadas para a criação de roteiros, personagens, diagramação, pintura e arte-final das histórias propostas pelos estudantes do ensino básico. No entanto, mais do que aprender a ensinar, é necessário que os futuros professores possam unir teoria e prática, reconhecendo a importância do contato direto com os jovens estudantes, tornando o conhecimento fruto dessa interação. O resultado final da proposta foi materializado na concepção de histórias em quadrinhos por parte dos educandos, os quais buscaram nessa forma de narrativa a expressão artística de suas necessidades e anseios.


Coordenador do Projeto: Claudia Carnevskis Bellan

Cultivo de mandioca e feijão

Avaliando o cultivo da mandioca e do feijão em consórcio no município de Parintins



Mandioca
Este projeto teve como escopo avaliar o cultivo de mandioca e feijão comum em diferentes arranjos de plantas. Pois é de entendimento que o consórcio de culturas é uma prática muito importante no Brasil, e em particular na região do Baixo Amazonas, destacando como grande alternativa para redução de perdas, um maior aproveitamento da área, aumentando os ganhos obtidos com as culturas. Uma das grandes alternativas de consórcio é a utilização da mandioca com o feijão, que está diretamente ligado a agricultura familiar e tem ótima aceitação no mercado.
Feijão germinando
 Com a finalidade de acompanhar a produção da mandioca e do feijão em consórcio, foi aplicar o delineamento experimental em blocos casualizados com quatro tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos pelas culturas de mandioca e feijão plantadas em consórcio e monocultivo, sendo que a área experimental foi preparada com dois meses de antecedência do plantio. Após 60 dias da calagem, foram abertos sulcos para plantio e adubação. Os níveis de fertilizantes a serem utilizados nos sulcos de plantio tiveram como base os teores recomendados para a cultura e com base no resultado das análises químicas do solo, as repetições receberam os mesmos níveis de adubos. E finalmente, a análise estatística foi realizada para cada cultura, sendo que os resultados obtidos foram a análise de variância usando-se o teste F a 5% e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5%.

Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Aristóteles de Jesus Teixeira Filho

Vice – Coordenador: Prof. MSc. José Carlos Martins Brandão

Comunidade Empreendedora

Rumo à criação de uma Empresa de Participação Comunitária em Parintins


Este projeto propõe um conjunto articulado de ações de informação, sensibilização, capacitação e assessoria para pequenos e micro-investidores potenciais na comunidade parintinense, visando à constituição de uma Empresa de Participação Comunitária (EPC) no município. Empresa de Participação (EP) é um modelo de organização empresarial que reúne um conjunto de investidores individuais, aplicando seus recursos na criação de novos negócios ou na capitalização de negócios já existentes. Tal conceito corresponde à constituição das Sociedades Anônimas (SAs) e das sociedades de investimentos conhecidas como holdings ou “empresas-mãe”.
 As Empresas de Participação Comunitárias equivalem, neste sentido, a uma forma associativista de organização, da qual podem participar dezenas ou centenas de interessados, visando ao desenvolvimento local, por meio da viabilização de negócios, abertura de novas empresas, geração de emprego e renda, qualificação de mão de obra, retenção de poupança local, enfim: geração de riqueza para a comunidade. Por meio do conjunto de ações propostas neste projeto, pretende-se proporcionar a pequenos e micro-investidores do município de Parintins as informações e o apoio necessários à implantação desta forma de associativismo na comunidade local.

Coordenador do Projeto: Antonio Heriberto Catalão Júnior

Vice–Coordenador: Clêuber Pimentel Barbosa

Compostagem Orgânica

Compostagem de compostos orgânicos a partir de restos de origem animal para adubação de feijoeiro comum 


A compostagem é um processo de digestão aeróbia da matéria orgânica por microrganismos em condições favoráveis de temperatura, sendo elas umidade, aeração, pH e qualidade da matéria-prima disponível. Isto leva a necessidade de converter a energia inútil destes resíduos na energia útil dos adubos orgânicos, representando uma alternativa de importância significativa. Os adubos orgânicos ou húmus garantem a reposição dos nutrientes exportados por culturas como hortaliças, pastagem e muitas outras culturas anuais, semi-perenes ou perenes. Estes compostos também melhoram a "saúde" do solo ajudando na retenção e drenagem da água e melhorado assim sua aeração. Com base nisso foi desenvolvido um projeto tendo como finalidade a produção de adubo com base orgânica a partir de restos de origem animal oriundos de carcaças de peixe gerados na COOPESCA, na cidade de Parintins.
Compostagem
 Estes insumos foram recolhidos e transportados dos pontos de produção até o ICSEZ onde, após retalhados foram amontoados em pilhas de até 1,5m de altura, aeradas no ambiente aberto, com adição de água para aumentar ou manter a umidade no meio. O material empilhado foi remexido pelo menos duas vezes em intervalos de 15 dias, produzindo, dessa forma uma compostagem rápida, num prazo de até 90 dias. Os compostos produzidos tiveram qualidade adequada para favorecer o posterior desenvolvimento das culturas agrícolas junto à agricultores familiares, que produzem sem as técnicas aplicadas na produção do composto húmico. Também foi implantada uma área para produção de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) utilizando o composto gerado a partir da matéria orgânica humificada, a qual foi utilizada como unidade demonstrativa, onde pôde ser constatado, a partir do desempenho expresso na colheita dos grãos, que se pode obter um aumento na produção, com baixo custo, quando comparado com plantios convencionais.


Coordenador do Projeto: Aristóteles de Jesus Teixeira Filho
Vice-coordenador: José Carlos Martins Brandão

Criação de abelhas sem ferrão

Caracterização de morfologia floral de espécies visitadas por Melíponas(abelhas sem ferrão)


Abelhas sem ferrão(Melíponas)

A criação de abelhas sem ferrão é uma ótima alternativa econômica para meliponicultores ribeirinhos da região amazônica, especificamente no município de Parintins, onde já foram realizados projetos de extensão envolvendo microbiologia do mel, com a capacitação de comunitários para criação de abelhas e o mapeamento das áreas onde foi extraído o pólen, as quais foram utilizadas como pasto apícola.
As “abelhas sem ferrão” são chamadas desta forma por possuírem ferrão atrofiado e serem bem mais dóceis que abelhas africanizadas, pois têm seu manejo facilitado e produzem mel de boa qualidade, fazendo assim que o trabalho seja desenvolvido com maior facilidade.
A polinização de inúmeras espécies de plantas depende da eficiência no momento de condução e fixação de pólen. Devido a isso, foi feito o Levantamento da Morfologia Floral de plantas que são visitadas mais frequentemente pelas abelhas do tipo melípona (sem ferrão) na região, tendo em vista facilitar aos meliponicultores um melhor cultivo e conservação dessas espécies de vegetais a fim de proporcionarem a essas abelhas fontes para que possam realizar seus trabalhos rotineiros, pois é de fundamental importância um melhor entendimento das complexas inter-relações entre abelhas e plantas, bem como das consequências dessas associações dentro dos ecossistemas, para um melhor trabalho com relação às abelhas.


Coordenador do Projeto: Elton Augusto Lehmkuhl
Vice – Coordenador: Angela Maria da Silva