quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Projeto promove ações de saúde entre tricicleiros

Tricicleiros de Parintins

Com objetivo de promover a busca pela saúde entre os trabalhadores tricicleiros de Parintins, professores e alunos da Ufam desenvolvem o projeto “Saúde do Trabalhador em Movimento”, coordenado pelos professores Andreza Gomes Weil e Gladson Rosas. Em seis meses os participantes do projeto pretendem levar até a classe dos tricicleiros orientações e ações que previnam doenças e garantam a segurança na atividade.
Uma pesquisa realizada em parceria com o Núcleo de Saúde do Trabalhador, da Secretaria Municipal de Saúde, identificou várias problemáticas ocorridas com este público no que tange a aspectos de condições de trabalho e segurança e saúde do trabalhador. A prática dessa atividade pode ser causadora de várias doenças, principalmente ortopédicas.
O projeto será desenvolvido primeiramente com foco sócio-educativo. Abordará temáticas que proporcionem os trabalhadores reflexões sobre a importância da prevenção e cuidados com a sua saúde. As palestras serão voltadas a segurança no trabalho e Ergonomia, estresse no trabalho, saúde do homem, hipertensão e diabetes, previdência social e doenças Sexualmente Transmissíveis.
Após a primeira etapa serão realizadas atividades como caminhadas, ações na família do trabalhador e vacinação. Ao final do projeto uma cartilha de orientação será confeccionada para oferecer um conjunto de informações socializadas a outros públicos.

Professores participam de oficinas sobre o ensino lúdico da Matemática

Brincando com a Matemática

Atualmente o ensino da Matemática tem preocupado pesquisadores e profissionais da área da educação, pois, uma boa parte dos estudantes não consegue entender a matemática que a escola ensina ou não consegue utilizá-la em seu dia-a-dia. No município de Parintins não é diferente; uma das maiores dificuldades encontradas pelos alunos está relacionada com a compreensão dos conceitos que envolvem as operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) e a Geometria.
A partir dessa realidade, é que o projeto de extensão “O Lúdico no Ensino da Aritmética e da Geometria numa perspectiva interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental” está sendo desenvolvido pela professora Corina Fátima, juntamente com acadêmicos do curso de Pedagogia da Ufam/Parintins.
A ação busca oferecer subsídios teorico-práticos acerca de como trabalhar o lúdico (jogos e brincadeiras) no ensino da aritmética (operações fundamentais) e Geometria e está sendo realizada em forma de oficinas para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Escola Nossa Senhora das Graças, na cidade de Parintins. Os encontros ocorrem quinzenalmente, sempre aos sábados, das 8h às 12h, no Laboratório de Pedagogia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins- UFAM.