quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ASCALPIN desenvolve trabalho de reciclagem

Projeto de Reciclagem

O projeto “O lixo não é lixo”, coordenado pelos professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sara Moreira e Renan Albuquerque, promove ações de apoio ao trabalho de reciclagem do lixo realizado pela Associação de Catadores de Lixo de Parintins (ASCALPIN).Dez estudantes dos cursos de Serviço Social e Comunicação Social compõem a equipe de execução do projeto que tem como objetivo trabalhar uma nova concepção a respeito dos resíduos sólidos e fomentar discussões sobre a questão ambiental.
Os encontros com a comunidade para debater essas questões são realizados na sede da ASCALPIN situado à Rua Boulevard 14 de maio S/N Centro, aos sábados, no horário de 9h as 11h30. São realizadas também oficinas de orientação e capacitação, além de palestras relacionadas ao incentivo da coleta de resíduos sólidos.
O projeto é desenvolvido tendo em vista a necessidade de fortalecer o trabalho da ASCALPIN, por meio de apoiadores, comunidade acadêmica e de toda a sociedade parintinense, para que a coleta seletiva não seja algo esporádico ou pontual, mas uma ação contínua, solidária e coletiva.



Lixo para reciclagem

Comunitários do Cabury recebem capacitação na área de empreendimentos

Oficina de Empreendedorismo Econômico Solidário


Com o objetivo geral de formar gestores a partir do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes administrativas de empreendimentos de economia solidária, o projeto “Gestão para Empreendimentos Econômicos Solidários” está sendo desenvolvido junto aos gestores e sócios da Cooperativa de Produtores Rurais da Agrovila do Cabury (COOPRAC). A ação é dos estudantes do curso de Administração e Comunicação Social, sob a coordenação do professor William de Souza Barreto, da UFAM/Parintins.
O diagnóstico participativo realizado na comunidade pela Incubadora de Tecnologias para Empreendimentos Sociais de Economia Solidária (ITESES), do Curso de Administração em Gestão Organizacional da UFAM/Parintins, evidenciou que os comunitários identificaram o turismo de base comunitária como alternativa de geração de emprego e renda, de forma sustentável. A iniciativa procura incentivar a utilização de técnicas específicas, para a criação e aperfeiçoamento dessa alternativa no dia a dia dos comunitários. Além de estimular os acadêmicos para prática do conhecimento teórico adquirido na universidade.
O projeto já foi desenvolvido no primeiro semestre de 2011, quando atendeu as comunidades do Parananema, Macurany e Aninga. Assim como nessa fase, o projeto será desenvolvido em três etapas; A primeira está sendo voltada para o conhecimento das potencialidades da comunidade. Na segunda, a ação consistirá no curso de capacitação de gestão de empreendimentos solidários, quando serão tratados temas como o cooperativismo, auto-gestão, liderança, gestão financeira e fluxo da caixa. Na terceira e última etapa ocorrerá a “Oficina do Futuro”, um evento onde os comunitários poderão escolher as possíveis atividades geradoras de renda para a comunidade e um minicurso sobre esse empreendimento.
As capacitações na comunidade e a consultoria gratuita já iniciaram. A primeira foi realizada no dia 27.08.2011; a segunda ocorrerá no dia 22.10.2011 e a terceira, dia 10.12.2011. Os encontros são realizados no Centro Social da COOPRAC, próximo à sede religiosa da comunidade, na área interna da Agroindústria da COOPRAC.
As reuniões com os alunos participantes do projeto são realizadas as sextas, com início as 08h e término às 12h, na Incubadora de Tecnologias Sociais para Empreendimentos Sociais de Economia Solidária (ITESES), Rua Alberto Mendes, 2182 – Bairro: Palmares, CEP 69153-000. Parintins-AM, (Antigo Campus da UFAM - Parintins).