quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A formação de professores vinculadas a práticas Educativas de Orientação Sexual nos Iniciais do Ensino Fundamental


    Chega uma fase em que todo adolescente começa a se questionar sobre os assuntos relacionados à sexualidade em sua vida. Perguntas contínuas surgirão, e uma das melhores formas de debater e deixar o adolescente informado sobre esse tema é na sala de aula. Juntamente com essa questão surge uma preocupação em deixar os professores capacitados para lidar com determinado assunto. Em função deste debate foi criado o projeto “A formação de professores vinculada a práticas Educativas de Orientação Sexual nos anos Iniciais do Ensino Fundamental”.
   O tema surge como urgente e social no Parâmetro Curricular Nacional (PCN), isto é, a orientação do PCN é trabalhar desde as séries iniciais de acordo com a maturidade, realidade social e necessidades dos alunos, pois a ausência destas discussões na escola predispõe os mesmos a riscos comprometendo a vida social e escolar.  Deste modo, a proposta do projeto é promover oficinas pedagógicas sobre a orientação sexual nas praticas educativas voltadas para os professores dos anos iniciais na Escola Estadual Pe. Jorge Frezzini.
  No entanto, esses aspectos levados em consideração, pode-se notar que a Escola é um mecanismo crucial na abordagem sobre a temática, visto que, os professores são os fios condutores para a delimitação deste debate, sendo assim, é imprescindível aos mesmos diferenciarem Educação Sexual de Orientação Sexual, pois ao estabelecerem esse vínculo, a perspectiva é justamente evitar a problemática sobre a má informação da Orientação Sexual, com o intuito de promover um maior conhecimento de qualidade para os alunos.




Coordenador do projeto: ROSANA RAMOS DE SOUZA
Vice – Coordenador: SANDRÉIA PANTOJA LOBATO