terça-feira, 31 de maio de 2011

Projeto discute cultura e identidade com índios

Fonte: revistaraiz.uol.com.br

Desenvolvido na Casa do Índio do município, o projeto "Cinema Indígena na casa de trânsito Sateré-Mawé de Parintins" exibe aos moradores do local, os filmes que integram a coleção Cineastas indígenas: um outro olhar, que retrata diferentes etnias no território nacional. Após os filmes, são realizadas discussões e oficinas com o intuito de que os Sateré-Mawé de Parintins reflitam sobre a necessidade de valorização e registro de seus próprios saberes e culturas, e compartilhem esses conhecimentos com os participantes do projeto. A ação é coordenada pelos professores Karliane Macedo Nunes e Renato Izidoro da Silva. As sessões acontecem quinzenalmente na Casa do Índio às sextas-feiras, das 16 h às 18 h.

Os filmes mostram o cotidiano, a mitologia e as lutas dos índios Kuikuro, Huni Kui, Panará, Xavante e Ashaninka, em material produzido por eles próprios através de oficinas e encontros promovidos pela ONG ‘Vídeo nas Aldeias’, em parceria com o Ministério da Cultura e a Petrobrás. Na Casa do Índio, os moradores, aproximadamente 70 indígenas, terão a oportunidade de conhecer as propostas do projeto, assistir aos filmes e realizar as oficinas após as exibições, envolvendo narração de histórias, textos, desenhos e um prévio-contato com filmagem amadora para a produção de filmes pelos próprios indígenas.

 

Ao todo, são seis encontros planejados, sendo cinco para a exibição do material composto pelos filmes de curta e média duração da coleção utilizada, e uma reunião específica final para a avaliação feita pelos próprios moradores da Casa do Índio. O projeto já realizou três encontros com a comunidade indígena e o quarto ocorrerá no dia 10 de junho. As próximas datas marcadas são 17 de junho e 8 de julho.

Projeto apóia formação política de mulheres

Foto: arquivo Projeto Artêmis

Alunos do Curso de Serviço Social, coordenados pela professora Sandra Damasceno da Rocha, desenvolvem na Comunidade da Freguesia do Andirá, município de Barreirinha, o “Projeto Artêmis: Formação Política para movimento de mulheres ribeirinhas“. A ação tem como público alvo a Associação de mulheres de Freguesia do Andirá, no intuito de despertar a liderança e a participação política da mulher dentro da comunidade. As reuniões acontecem quinzenalmente na sede do Pet (Programa de erradicação do trabalho infantil), Comunidade da Freguesia, aos sábados e domingos das 9h às 12h.
O ato visa estimular a emancipação econômica das mulheres envolvidas com a associação, no que diz respeito a alternativas de geração de renda, além de proporcionar aos acadêmicos envolvidos, a oportunidade de articulação entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e as problemáticas norteadoras do projeto, como cidadania, participação popular e responsabilidade social.
Desenvolvimento da Ação
Segundo a coordenadora do projeto, este nasceu em junho de 2010, da vivência e necessidade de uma melhor preparação das mulheres para atuar dentro das organizações comunitárias, ajudando-as a superar formas de participação passiva nos processos deliberativos de suas comunidades. Segundo Damasceno, a primeira fase de projeto conseguiu mobilizar politicamente as mulheres para a criação da Associação de mulheres na comunidade de Freguesia do Andirá, município de Barreirinha/AM.
No estágio atual, o foco é a organização política do grupo e a realização de atividades de fortalecimento com as mulheres envolvidas, especialmente no que se refere às atividades de geração de emprego e renda. O projeto mostra-se fundamental para a construção da independência econômica destas mulheres, dando um suporte para novas formas de emancipação em seu cotidiano.

Curso de Educação Física estimula prática do Karatê

Foto: divulgação


O curso de Educação Física está realizando o projeto “Karatê-do na universidade”. A ação é coordenada pela professora Michelli Laureano e pretende evidenciar a prática de karatê, não muito comum no município, como forma de contribuição para a formação integral de seus participantes. As aulas são ministradas para comunidade externa e interna da universidade.

Essas atividades visam oferecer aos universitários a prática do Karatê como conteúdo da educação física para que o esporte seja difundido no município e promover hábitos de vida saudáveis através da prática da arte marcial para a comunidade.

O projeto pretende criar um espaço de relação entre a Universidade e a comunidade parintinense, além de possibilitar a prática de uma modalidade esportiva que não é oferecida no município, com qualidade. Outro objetivo do projeto é contribuir para desmistificar os preconceitos que acompanham as artes marciais de maneira geral, mostrando a sua forte filosofia enraizada em conceitos como respeito e cooperativismo.

As aulas são ministradas para duas turmas, uma formada por crianças e pré-adolescentes e outra por universitários. Desta maneira, os alunos de educação física terão a oportunidade de vivenciar, como professores, as artes marciais que não integram o conteúdo do Plano Pedagógico do Curso, e poderão trabalhar, futuramente, com mais este conteúdo na educação física escolar.

Os encontros acontecem no laboratório de Práticas Motoras da UFAM todas as segundas, quartas e sextas- feiras das 17h às 18h30 para as crianças e das 19h às 20h para os adultos.