Notas

O projeto “Cinema Indígena e produção audiovisual na Casa de Trânsito Sateré Mawé de Parintins” pretende dar continuidade à exibição de filmes de curta e média duração para as famílias indígenas da Casa de Trânsito produzidos por cineastas indígenas no âmbito do projeto realizado pela Organização Não Governamental Vídeo nas Aldeias. A ação é coordenada pelos professores Karliane Macedo Nunes e Renato Izidoro da Silva. As reuniões com a comunidade já estão acontecendo às sextas-feiras das 15h às 18h, na Casa de Trânsito Sateré Mawé de Parintins – Rua Silva Campos, número 1389.
______________________________________________________________________________
O projeto “lixo não é lixo” irá apoiar e desenvolver trabalho de reciclagem do lixo realizado pela Associação de Catadores de Lixo de Parintins (ASCALPIN).  Trata-se de um projeto de extensão coordenado pelos professores Sara Moreira, Renan Albuquerque e alguns acadêmicos dos cursos de Comunicação Social e de Serviço Social. O projeto visa gerar renda e promover cidadania, por meio de ações comprometidas com a questão ambiental e social. As reuniões serão realizadas na sede da ASCALPIN, aos sábados de 9h as 11h30, com os coordenadores, acadêmicos e comunidade.
          ______________________________________________________________________


Com o objetivo de formar gestores a partir do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes administrativas de Empreendimentos de Economia Solidária, o projeto “Gestão para Empreendimentos Econômicos Solidários”, será mais uma vez desenvolvido por estudantes da UFAM/Parintins, sob a coordenação do professor William de Souza Barreto. A iniciativa consiste em capacitação e incentivo à utilização de técnicas específicas, para a criação ou aperfeiçoamento de empreendimentos, além de estimular os acadêmicos para prática do conhecimento teórico adquirido na universidade. O público-alvo serão os Gestores e Sócios da Cooperativa de Produtores Rurais da Agrovila do Cabury - COOPRAC (Parintins-AM). As capacitações na comunidade e a consultoria gratuita serão realizadas durante as três visitas técnicas na COOPRAC, na Agrovila do Cabury.
          ____________________________________________________________________



“Vadia-Cine” é uma proposta do PACE “Espaço Vadi-Ação: vivencias da práxis capoeirana dentro e fora do ICSEZ/UFAM”, o qual promoverá a exibição  do filme “Pastinha – Uma Vida pela Capoeira” no dia 10/06 às 18h, no auditório do ICSEZ/UFAM. Fruto de mais de cinco anos de trabalho do cineasta e capoeirista Antônio Carlos Muricy, o documentário possui 16 min, foi filmado no Rio de Janeiro, Salvador e em Nova York, e representa uma rara oportunidade de conhecer os fundamentos e a história da Capoeira Angolana, e de seu maior mestre Pastinha.  Coordenado pelos professores Marcelo Radicchi e Aristoteles de Jesus, que ao final da exibição do documentário conduzirão debates e vivencias da pratica capoeirana com o publico presente.

______________________________________________________________________

A fiscalização do poder legislativo no Município de Parintins é o objetivo do projeto “Cidadania participativa: análise e divulgação das atividades parlamentares". A atividade é coordenada pelos professores Alexsandro Medeiros e Gerson Albuquerque em parceria com os alunos do curso de Administração, Serviço Social e Comunicação Social. As reuniões com a comunidade ocorrem todas as quartas-feiras das 9h às 11h.
______________________________________________________________________

Quinzenalmente, o projeto Cinema indígena na casa de trânsito Sateré-Mawé de Parintins, sob a coordenação dos professores da UFAM, Karliane Macedo Nunes e Renato Izidoro da Silva, exibe os filmes de curta e média metragem que compõem a coleção Cineastas Indígenas: Um Outro Olhar. A ação, que conta com a participação de acadêmicos do 2° e 6° períodos de Comunicação Social/Jornalismo, promove discussões e oficinas após as sessões dos filmes, para que os Sateré-Mawé que vivem na Casa do Índio do município possam refletir sobre a necessidade de valorização e registro de seus saberes e culturas. As sessões ocorrem na Casa do Índio às sextas-feiras, seguindo o calendário quinzenal do projeto. O próximo encontro ocorrerá no dia 10 de junho, com a exibição da 4° sessão de filmes, das 16 h às 18 h. 
_______________________________________________________________

Sob a coordenação do professor Sérgio Vieira do curso de Administração, o projeto “Gestão da Produção na Cooperativa Produtora de Artefatos de Madeira de Barreirinha” tem por finalidade disseminar conhecimentos sobre as teorias e práticas da Gestão da Produção. Com a colaboração de acadêmicos dos cursos de Administração e Zootecnia, ele ministrará aulas sobre as diversas etapas do processo de produção, a fim de qualificar os participantes para a gestão do processo produtivo e o gerenciamento administrativo do negócio. 

_______________________________________________________________
O projeto “A capoeira como conteúdo na Escola Estadual Senador João Bosco – Parintins/AM”, sob a coordenação do professor Marcelo Rocha Radicchi e com a colaboração de acadêmicos do curso de Educação Física, tem por objetivo a utilização da capoeira como conteúdo nas aulas de Educação Física em uma perspectiva interdisciplinar. As atividades realizadas incluem um curso de capacitação dos participantes e o desenvolvimento de atividades relacionadas à capoeira nas aulas de Educação Física. As reuniões com os acadêmicos ocorrem todas as sextas feiras, das 19h às 22h, no ICSEZ.
_______________________________________________________________
“Elaboração do Projeto Politico Pedagógico das Escolas Indígenas do Uaicurapá” é o titulo do projeto realizado pelo Curso de Pedagogia na Comunidade do Uaicurapá. A ação de extensão é coordenada pelos professores Ignês Tereza Peixoto de Paiva e Renato Izidoro da Silva, do curso de Pedagogia, e conta com a participação de alunos do mesmo curso. O projeto tem como objetivo principal desenvolver nas Escolas Indígenas do Uaicurapá, considerações sobre a articulação das dimensões administrativas, pedagógicas e comunitárias das escolas indígenas para a elaboração do Projeto Político Pedagógico, levando em consideração a valorização dos saberes tradicionais no currículo das escolas. As reuniões ocorrem nas escolas indígenas da comunidade do Uaicurapá, aos sábados e domingos, das 8h às 17h.

_______________________________________________________________

Em parceria com a Associação dos Moveleiros de Parintins – AMOPIN, o curso de Serviço Social está desenvolvendo o projeto “Saúde do Trabalhador em Movimento: Ações de Promoção e Prevenção da Saúde dos Trabalhadores Moveleiros de Parintins”, que tem por objetivo promover ações de prevenção de Saúde para os moveleiros do município. Este projeto está sendo coordenado pela professora Andreza Gomes Weil, com a participação de acadêmicos do curso de Serviço Social do ICSEZ/UFAM. A ação ocorre todas as quintas, sextas e sábados das 19h às 21h30 na rua Pau D´arco, 1220 – Distrito Industrial no município de Parintins.

______________________________________________________________________




______________________________________________________________________
O Comitê de Extensão do Campus de Parintins está realizando o projeto “Divulgando as ações de Extensão do ICSEZ” que consiste em ampliar o conhecimento das ações de extensão do campus de Parintins para a comunidade acadêmica, com vistas a fortalecer a relação Universidade/Comunidade. Para isso, foi criado o blog http://canalufamparintins.blogspot.com que já está ativo disponibilizando releases, notas e outras informações acerca dos projetos em desenvolvimento.

______________________________________________________________________


Apostando na Economia Solidária e Sustentável nas comunidades do Parananema, Aninga e Macurany, o Curso de Administração em Gestão Organizacional está desenvolvendo nas comunidades citadas, o projeto “Gestão para Empreendimentos Econômicos e Solidários”. O projeto é coordenado pelo professores William Barreto e Pedro Amoêdo. As atividades oferecidas oferecem serviços de assessorias aos empreendimentos locais, pretendendo com esta ação incentivar a utilização de técnicas de auto-gestão para maior sobrevivência destes empreendimentos, além de estimular os acadêmicos para a prática do conhecimento teórico adquirido na universidade. O público alvo do projeto são gestores e sócios da Associação de Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica das comunidades. As reuniões para capacitação são realizadas aos sábados de 9h às 12hs, e as consultorias durante as segundas-feiras no Centro Social da Comunidade do Macurany.


______________________________________________________________________


Promovido pelo curso de Educação Física na coordenação dos professores Marcelo Rocha Radicchi e Aristóteles de Jesus Teixeira, o projeto Espaço Vadi-Ação: vivências da práxis capoeirana dentro e fora do ICSEZ/UFAM/Parintins aposta na difusão da cultura através da prática da capoeira, tendo como finalidade o aprofundamento no fenômeno e em suas possibilidades de problematização e utilização enquanto conteúdo da Cultura Corporal de Movimentos nas aulas de Educação Física nas escolas. Os dois grupos de capoeira existentes na cidade, Raízes e Porto de Minas, atuarão nas discussões e debates. As reuniões acontecem todas as terças e quintas-feiras das 18h às 20h, no Laboratório de Práticas Motoras do ICSEZ/UFAM.

______________________________________________________________________


O brinquedo no processo de alfabetização em turmas de reforço: por uma prática crítica e sócio-interacionista” é o mote do projeto realizado pelo curso de Educação Física do ICSEZ/Parintins na escola Municipal Charles Garcia, bairro de Santa Rita. Sob a coordenação do professor Leandro Jorge da Costa e da professora Patrícia Trindade juntamente com os acadêmicos do curso, o projeto tem como objetivo principal possibilitar aos alunos do primeiro ao quarto ano do colégio, divididos em duas turmas de reforço, uma aprendizagem que mescla a alfabetização tradicional e a utilização do brinquedo no processo de alfabetização de crianças. As reuniões acontecem de segundas às quartas-feiras das 13h às 17h na escola Charles Garcia.

______________________________________________________________________


A inclusão digital e manipulação de ferramentas da informática são metas do projeto “Aprendendo a utilizar profissionalmente a Informática na Empresa”. Coordenada pelos professores Edna Cardoso e Cleuber Pimentel Barbosa, a atividade tem o objetivo de capacitar os funcionários das empresas ligadas à ACIPAR para o domínio da informática básica. As reuniões com a comunidade acontecem todas as terças e sextas-feiras no horário das 19h às 21h. Vale destacar que o projeto já foi desenvolvido no segundo semestre de 2010 e pretende ampliar a capacitação nessa segunda etapa.

______________________________________________________________________


Como forma de difundir o basquetebol entre as crianças do município de Parintins, o curso de Educação Física está ministrando aulas da modalidade esportiva. A modalidade de basquetebol é pouco praticada em Parintins, uma vez que existem poucos lugares com cestas de basquetebol. A ação de extensão visa oferecer a prática do mini-basquetebol para crianças freqüentadoras do parque infantil “Cidade da Criança Pichita Cohén”. As reuniões com a comunidade ocorrem nas terças e quintas-feiras das 17h às 19h no Parque Infantil cidade da Criança Pichita Cohén, bairro São Benedito.

______________________________________________________________________


Está sendo desenvolvido pelo curso de Serviço Social sob a coordenação da professora Sandra Damasceno, o projeto “Artêmis – formação política para movimento de mulheres ribeirinhas”. Este projeto teve inicio em maio e se estenderá até junho de 2011, contando com a participação da Associação de Mulheres da Freguesia do Andirá, município de Barreirinha, juntamente com acadêmicos do curso tendo como objetivo mobilizar as mulheres no despertar da liderança e na participação de políticas econômicas, gerando renda na comunidade. As reuniões acontecem na sede do PET da comunidade quinzenalmente aos sábados e domingos das 9h às 12h.



______________________________________________________________________


O uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação para Educação é o tema do projeto coordenado pelos professores Leandro Jorge da Costa e Edna Cardoso dos cursos de Administração e Educação Física, que tem como proposta a utilização de uma ferramenta via internet chamada MOODLE. O projeto trabalhará com quinze comunitários a disciplina “Informática Básica”. O principal objetivo é avaliar a transposição didática de conteúdos e situações de aprendizagem na modalidade presencial para a modalidade online e os limites e as possibilidades do uso dessas novas tecnologias na região de Parintins.

_______________________________________________________________


O curso de Educação Física sob a coordenação da Professora Michelli Laureano, está realizando o projeto “Karatê-do na Universidade”. A ação pretende evidenciar a prática de karatê (não muito comum no município) como forma de contribuição para a formação integral de seus participantes. São ministradas aulas da modalidade esportiva para comunidade interna e externa da universidade. Essas atividades visam oferecer aos universitários a prática do Karatê como conteúdo da educação física para que o esporte seja difundido no município, e promover hábitos de vida saudáveis através da sua prática para a comunidade em geral.

_______________________________________________________________


O curso de Zootecnia, sob a coordenação do professor José Carlos Martins Brandão e a contribuição dos acadêmicos do 4° período, está desenvolvendo o projeto “Implantando hortas orgânicas a partir da captação de água da chuva na Comunidade de Nossa Senhora das Graças”, região do Zé Açú. O projeto tem por finalidade contribuir para os comunitários no sentido de superar a escassez de água na região e produzir hortaliças por meio das águas das chuvas armazenadas em reservatórios. Para isto, estão sendo desenvolvidas atividades de capacitação e implantação de Unidades Demonstrativas de sistemas de capacitação de água (UDS) com a plantação de hortas caseiras e escolares. A ação representa mais um evento onde a Universidade se junta à sociedade na contribuição de seu desenvolvimento.

_______________________________________________________________


Alunos com dificuldade em Matemática matriculados na 5° série do Ensino Fundamental da Escola Suzana de Jesus Azedo, no bairro do Palmares, participarão de jogos educativos e aulas conceituais referentes ao Projeto ‘Caminhos de Aprendizagem’, promovido pelos professores Pedro Marinho Amoedo e William de Souza Barreto entre os meses de Abril e Julho de 2011 na sede da UFAM. Acadêmicos do curso de Administração atuarão como monitores e colaboradores no intuito de contribuir com o processo de aprendizagem e aproximar os alunos da matemática, através de estratégias de ensino dinâmicas. O local das reuniões é no prédio da UFAM todas as terças e quintas com início às 15h e término às 17h.

_______________________________________________________________


Os acadêmicos do 6 período de Zootecnia, coordenados pelo professor José Carlos Martins Brandão, estão realizando a implantação de composteiras a partir de resíduos orgânicos produzidos pelos habitantes da comunidade do Paraíso, região do Zé Açu. O projeto tem como objetivo o aproveitamento desses resíduos, antes desperdiçados, utilizando-os na plantação de hortas orgânicas, melhorando a alimentação das famílias, gerando lucro para os moradores e promovendo a manutenção do meio ambiente. A primeira atividade a ser realizada entre os acadêmicos e os moradores será no próximo dia 21 de maio para a montagem das composteiras e dos canteiros para as hortas.

Mais informações:
Contatos: Benevenuto Mesquita – 91386465/Sellys Nara da Silva Araújo – 92097468
Projeto Pace - Divulgação das Ações de Extensão do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia/Ufam