quarta-feira, 4 de junho de 2014

Voz livre em Parintins: produção radiofônica na rádio poste Brilho do Sol

O projeto trata-se de uma Rádio Comunitária "Brilho do Sol" localizada no município de Parintins, bairro União, para que todos os envolvidos possam conhecer e se aprimorar das teorias e técnicas da produção radiofônica. Essa contribuição será feita através de minicursos, noticias, entrevistas e notas de serviços, assim também palestras sobre a importância da rádio comunitária. Nesse sentido, o objetivo geral  é melhorar a locução, escrita, produção de programas para que haja uma rádio comunitária diferencia, sem menosprezar a espontaneidade da comunicação da comunidade.


Professor(a) Coordenador(a) da ACE
Sue Anne Guimarães Cursino

Viver ativo



O projeto será realizado nos nove núcleos do Centro do Idoso Pastor Lessa no município de Parintins, com a intenção de exercer atividades físicas para melhoria das capacidades físicas e funcionais do idoso. Além da prática das atividades físicas serão conscientizados sobre o beneficio para a saúde e envelhecimento saudável. O projeto procura pensar sobre novas possibilidades de trabalho para atender as demandas sociais de atenção ao idoso, buscando sempre melhoria e qualidade de vida para a população parintinense.

Professor(a) Coordenador(a) da ACE
Thais Reis Silva de Paulo

Violência Sexual: Em busca da prevenção nas famílias



Através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, o projeto procura atender as famílias do município de Parintins para o combate da violência sexual, enfatizando o auxilio primordial dos pais de família aos seus filhos, e a população em geral.
Assim também mostrar dados, estatísticas de índices de violência em Parintins, acompanhamento das crianças e adolescentes em risco social e pessoal, etc. O objetivo é Esclarecer por meio de atividades de intervenção as informações relevantes no sentido de prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes direcionadas aos chefes de família (pais, mães, avós, tias, irmãos).

Professor(a) Coordenador(a) da ACE
Sandréia Pantoja Lobato

Videoteca na Educação Infantil



Os recursos audiovisuais despertam interesse maior na Eucação Infantil, são instrumentos importantes para contribuir com uma educação inovadora, entretanto é imprescindível destacar a relevância da videoteca na educação infantil. O projeto tem o objetivo de utilizar vídeos educativos para contribuir no desenvolvimento de ações pedagógicas com temas da educação infantil, incentivando a valorização dos vídeos nas práticas pedagógicas.
Professor(a) Coordenador(a) da ACE
Maria das Graças Pereira Soares

Produção de frangos e galinhas tipo “caipira” visando o empoderamento de pequenas propriedades



A razão aqui é possibilitar um novo meio de renda e tecnificar a criação de frangos e galinhas do tipo “caipira” no Município de Parintins-AM. Visando melhoramento financeiro para a população parintinense. A comunidade será incluída no projeto com palestras sobre  tipo de criação e ainda através do acompanhamento da instalação de um pequeno aviário para galinhas e frangos do tipo “caipira”.
Professor(a) Coordenador(a) da ACE
Professor Bernardo Berenchtein

Praticando handebol na E. E. São José Operário



O handebol é um esporte aceito na maioria das escolas públicas e ser um jogo em equipe em que se compartilha várias experiências, no sentido de colaboração, união, ajuda mútua, tomada de decisão, autoafirmação, favorecendo o exercício da cidadania plena.
O projeto pretende atuar em dois segmentos de praticantes de handebol: os iniciantes (faixa etária dos 11 aos 13 anos) masculino e feminino, que irão vivenciar a prática do handebol pela primeira vez, e o segundo segmento, de ambos os sexos, que já praticam o esporte e participam de competições escolares, tanto nos Jogos Escolares de Parintins - JEPS, como nos Jogos Escolares do Amazonas – JEAS. O objetivo será oferecer a prática esportiva lúdica de qualidade aos escolares da instituição.
Professor(a) Coordenador(a) da ACE
Raimundo Inácio da Costa Pinto