segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Escolas de Ensino Multisseriado participam de oficinas lúdicas

Palestras

“Atividades Lúdicas nas Classes Multiseriadas em quatro escolas de Várzeas de Parintins”, esse é o tema do projeto desenvolvido por acadêmicos do curso de Pedagogia da Ufam em Parintins, orientado pelo professor José Luiz Pereira da Fonseca. A ação pedagógica busca intervir na Educação Multisseriada, que vem se constituindo um desafio para professores, alunos e órgãos gestores do processo ensino aprendizagem. A modalidade é um espaço de educação formal, que abrange em média de 05 a 20 alunos dos cinco primeiros anos do Ensino fundamental, com apenas um professor em sala de aula, num mesmo horário.
Neste sentido, o projeto pretende ser uma ferramenta a dinamizar aos professores o uso de atividades pedagógicas realizadas por meio de atividades lúdicas, onde o foco principal é melhorar a qualidade dos serviços prestados por professores e alunos das Classes Multisseriadas de quatro escolas de várzea nas cercanias da cidade de Parintins, especificamente, as escolas das comunidades do Itaboraí do Meio, São Sebastião, Espírito Santo de Cima e Paraná do Limão do Meio.
Os encontros consistem em relato de experiências de atividades lúdicas e oficinas pedagógicas envolvendo jogos e atividades lúdicas no fazer pedagógico e, ainda, a avaliação do evento envolvendo todos os participantes. Os acadêmicos recebem orientação para a execução das atividades durante os planejamentos com o professor responsável, que ocorrem sempre as sextas feira, de 17h as 18h, na sala do curso de Pedagogia, Campus do ICSEZ, Estrada do Macurany s/n – Parintins.
Brincadeiras

Projeto redefine forma de ensinar matemática

Matemática e diversão

O método tradicional de ensinar matemática nas escolas levou professores e alunos do curso de Zootecnia e administração da Universidade federal do Amazonas de Parintins a executarem o projeto “Caminhos da Aprendizagem”, que tem o objetivo melhorar o ensino da Matemática na escola, mostrando que é possível minimizar a aversão pela disciplina e buscar uma melhoria na educação. O projeto, coordenado pelo professor Pedro Amoedo, iniciou em agosto com o treinamento dos participantes e está na fase de execução das atividades.
Caminhos de aprendizagem são brincadeiras, jogos educativos e aulas conceituais que atendem alunos com dificuldades de aprendizagem em matemática, englobando as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) e formas geométricas, ajudando assim, a elevar o nível de aprendizado e também os preparando para a próxima série.
Participam do projeto alunos do 5º ano, moradores do bairro Itaúna. A participação dos mesmos se dá de forma direta nas atividades programadas, como a confecção e construção dos objetos para as dinâmicas, nas atividades teóricas e conceituais e também na elaboração do material didático que ficará disponível na comunidade. Os alunos colaboradores atuarão como orientadores nas dinâmicas e nas aulas conceituais e também participarão de todo o processo que vai desde a escolha particular da dinâmica até a sua construção e execução.
A última etapa será a realização de um teste escrito de caráter avaliativo, com o propósito de verificar o grau de assimilação de conteúdo e nível de amadurecimento adquirido pelos alunos sobre a ciência matemática. O horário das reuniões com os alunos do projeto e com os participantes acontecem todas as terças-feiras e quintas-feiras de 15h as 17h, no próprio ICSEZ.




Ação impulsiona segurança e saúde aos moveleiros

Exercícios físicos com os moveleiros

Segundo dados da Secretaria de Municipal de Assistência Social e Trabalho – SEMAST (2009) o Pólo de Moveleiros de Parintins emprega cerca de 1.400 trabalhadores diretos no município. No entanto, após visitas preliminares às movelarias realizadas pelas professoras Andreza Weil e Dayana Rolim, juntamente com acadêmicos do curso de Serviço Social da Ufam em Parintins, foram identificadas condições precárias de trabalho de moveleiros, tanto no que se refere à questões materiais, quanto à estrutura física.
Pensando nesta realidade, as professoras elaboraram e já estão desenvolvendo o projeto de extensão: “Saúde do Trabalhador Em Movimento: Ações de Promoção e Prevenção da Saúde dos Trabalhadores Moveleiros de Parintins”, que tem por objetivo promover ações de promoção e prevenção de Saúde para os trabalhadores moveleiros de Parintins, viabilizando o acesso às informações sobre direitos sociais, tais como saúde, previdência, trabalho e outros.
A ação pretende promover mudanças desse cenário em que se encontram os atuais trabalhadores do Pólo Moveleiro de Parintins e consequentemente, a redução de acidentes ocorridos pela ausência do uso de Equipamento de Proteção Individual. O projeto consiste em desenvolvimento de palestras, oficinas e outras atividades com esses profissionais e suas famílias para promover o incentivo ao uso desses equipamentos. Os encontros são desenvolvidos nos dias de quinta, sexta e sábado, das 19h às 21h30, na rua Pau D’arco, 1220 – Distrito Industrial  no município de Parintins.

Moveleiros de Parintins