sábado, 22 de outubro de 2011

Alunos são estimulados a produzirem filmes

Exibição de documentários

Alunos da escola estadual Senador João Bosco recebem desde meados de setembro capacitação para criar, dirigir e produzir documentários. A proposta faz parte do projeto de extensão “Parintins: um olhar crítico social por meio do documentário”, coordenado pelos professores de Comunicação Social da Ufam Parintins, Graciene Siqueira e Lucas Milhomens. A idéia é estimular os alunos a uma visão crítica da sociedade e capacitá-los na produção do gênero documentário.
O projeto consiste em habilitar alunos do Ensino Médio na produção de documentário, apresentado o gênero cinematográfico como forma de expressão deuma visão crítica da realidade. O projeto oferece ainda espaço de discussão, com a exibição de documentários, a fim de destacar a forma como diretores, renomados e iniciantes, expressam sua visão por meio de filmes.
No primeiro momento do projeto os alunos da escola vão assistir documentários com temáticas sociais a fim de perceber o documentário como forma de expressão crítica social. Na etapa seguinte, eles vão participar de palestras realizadas por alunos integrantes do projeto e, ao final, realizarão em grupo a produção de documentário sobre temática social de sua escolha.
A última ação do projeto é a realização da Mostra Audiovisual onde serão exibidos os documentários produzidos pelos alunos.

Universitários recebem aulas de musculação

Academia para universitários

Com a coordenação do professor Marcello da Silva Soares, os alunos do curso de Educação Física estão implantando para os acadêmicos da UFAM o projeto “Musculação para a comunidade” no ICSEZ /UFAM – Parintins. O objetivo é capacitar o acadêmico monitor do projeto a fazer avaliação antropométrica do seu aluno, desenvolvendo o seu senso de responsabilidade e compromisso com o programa.
A ação consiste, ainda, em utilizar os conhecimentos adquiridos como referência para o trabalho de educador físico, em escolas, através da avaliação física de seus alunos, montagem e execução de microciclos de treinamento físico, treinamento desportivo escolar e de lazer.
Os monitores do projeto receberam orientação para avaliar, através da tomada de medidas antropométricas e de teste motores, o Índice de Massa Corporal, o Percentual de Gordura, o Fracionamento do Peso Corporal, o Consumo de Oxigênio, a Relação Cintura-Quadril e o Risco Coronariano dos participantes do programa. Nesse sentido, os estudantes monitores estão tendo a oportunidade de construir e consolidar seus conhecimentos acerca de avaliação física e de montagem e execução de programas de treinamento físico.
A comunidade beneficiada participa como alunos das aulas de musculação, utilizando os equipamentos do Laboratório de Cinesiologia, sendo acompanhada pelos acadêmicos monitores do programa em todas as etapas de execução dos programas de musculação.
Foram abertas inscrições para quarenta pessoas da comunidade universitária ou afins, sendo que cada acadêmico monitor ficou responsável por quatro comunitários. As aulas de musculação são realizadas com a supervisão do professor coordenador e são desenvolvidas nos dias de segunda, terça e quinta, em dois horários: o primeiro de 18h30 as 19h30, e o segundo, de 19h30m as 20h30.
Os acadêmicos fizeram uma avaliação física inicial dos comunitários, constando de anamnese, medidas antropométricas e avaliação postural, para a montagem de um programa individual das atividades de musculação. Ao final do período do programa será feita a avaliação física final.