segunda-feira, 17 de junho de 2013

LACRIMA


Laboratório de Crítica de Mídia do Amazonas



 O Lacrima atua no sentido de compartilhar com a população do município de Parintins os fundamentos que permitem se relacionar com os meios de comunicação de forma ativa, proporcionando uma leitura negociada e crítica da mídia. Frente a essa problemática, é proposto um enfoque reflexivo sobre a atuação jornalística na abordagem de temas como política, cultura e comportamento. Para isso, são debatidas nos encontros com a equipe do projeto as contribuições dos estudos da Sociologia, Teorias do Jornalismo, estudos culturais e ética jornalística, buscando repertoriar os discentes envolvidos com conceitos fundamentais à análise dos jornais do município (impressos, radiofônicos e televisados).

O exercício da crítica é realizado por meio de um laboratório experimental no qual os integrantes do grupo de extensão avaliam a atuação da mídia, utilizando como parâmetros as discussões e o referencial teórico dos conceitos jornalísticos apresentado nos encontros, este procedimento tem por nome de media-watching.

 As análises e ensaios produzidos são divulgados no endereço eletrônico observandoparintins.blogspot.com, sítio digital de compartilhamento dessas informações. O referido espaço é atualizado semanalmente e o público-alvo dos textos disponibilizados online são os consumidores da mídia local, mas também os interessados nas experiências de media-watching no Brasil.

Coordenador do Projeto: Rafael Bellan Rodrigues de Souza