terça-feira, 1 de novembro de 2011

Comunidade parintinense tem acesso às instalações para experimentações artísticas

Curso de Artes Plásticas desenvolve projeto

Está sendo desenvolvido na Ufam/Parintins o projeto Ateliê de Desenho, que consiste em promover a integração universidade e comunidade através de aulas de desenho artístico, fazendo uso das estruturas do laboratório de desenho da instituição, como forma de dar acesso, aos novos artistas, a uma das poucas instalações adequadas para experimentações artísticas de ateliês do município de Parintins, além do contato com o ensino para os acadêmicos desta licenciatura.
Ericky da Silva Nakanome é o professor coordenador responsável pelo projeto, juntamente com mais dez acadêmicos do curso de Artes Pláticas. O objetivo geral dessa atividade de extensão é experimentar o desenho artístico em suas principais vertentes para a difusão do desenvolvimento cultural, experimentando o fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação, intuição, curiosidade e flexibilidade.
O público alvo do projeto é a comunidade local e, principalmente, alunos de escolas públicas do município de Parintins, os quais estão recebendo aulas ministradas por professores e acadêmicos do curso de Artes Plásticas, desenvolvendo técnicas aplicadas e materiais diversos. Estão envolvidos, na ação, profissionais como Artistas plásticos professores de artes, quadrinhistas, caricaturistas, arquiteto e estilistas.
 Dentre as atividades do projeto, estão os estudos sobre introduções ao Conceito de Desenho Artístico, Elementos da linguagem visual, Materiais e Técnicas Aplicadas, Materiais Aplicadores, Suportes, Materiais Auxiliares e Técnicas diversas de Desenho artístico. Será desenvolvido, ainda, o desenho de observação a partir do binômio modelo/representação - Natureza morta, Paisagem, Figura Humana (modelo vivo) - além de noções introdutórias de vertentes como: desenho geométrico, desenho projetivo, ilustração - Croquis ou esboço.
As reuniões com a comunidade são desenvolvidas nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, no Laboratório de Desenho Artístico do ICSEZ, de 15 a 17 horas. Já as atividades com os alunos ocorrem na segunda-feira, de 10 a 12 horas, nesse mesmo local.

Ufam desenvolve projeto "Ateliê de Desenho"

Escolas indígenas do Uaicurapá elaboram Projeto Político Pedagógico

PPP integra escola e comunidade indígena


Os novos desafios da Educação apontam para um ensino baseado em conhecimentos e saberes, na articulação de quatro alicerces que são: aprender a conhecer, a fazer, a viver e a ser. Baseados nesses conceitos, o projeto Elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das Escolas Indígenas do Uaicurapá, coordenado pela professora Ignês Tereza Peixoto de Paiva, integra professores, gestores, alunos e comunitários destas escolas. A ação visa discutir a elaboração do Projeto Político-Pedagógico e a relação com a gestão autônoma da escola.
O Projeto deve reconhecer valores tradicionais dos indígenas Sateré-Mawé. A educação escolar do povo Sateré-Mawé está sendo construída na inter-relação com a história do contexto cultural das suas comunidades, a fim de reconhecer e valorizar suas crenças, seus valores e conhecimentos tradicionais no processo de construção do seu Projeto Político-Pedagógico. A idéia parte de uma concepção participativa e dialógica da educação, onde todos os professores, lideranças e comunidades atuarão como sujeitos históricos e protagonistas na construção de um projeto em coerência com seus interesses e necessidades particulares. Com o projeto político-pedagógico espera-se contribuir para reafirmação da cultura Sateré-Mawé.
Essa medida é produto da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), que prevê a autonomia pedagógica e a participação da comunidade na gestão escolar. O projeto está desenvolvendo nas Escolas Indígenas do Uaicurapá debates sobre a articulação das dimensões administrativas, pedagógicas e comunitárias para a elaboração do PPP, com atenção à necessidade de se planejar o desenvolvimento da escola, com intervenções responsáveis e conscientes em benefício da comunidade escolar. As atividades são realizadas por meio de oficinas, aulas expositivas dialogadas, seminários e debates. Os encontros acontecem aos sábados e domingos no horário de 8h as 17h, nas Escolas Indígenas do rio Uaicurapá.