quarta-feira, 3 de abril de 2013

Programa Sala de Cinema


UFAM-PARINTINS TERÁ PROGRAMA DE TV



Programa de extensão vai mostrar o audiovisual como ferramenta didática
Por Gleilson Medins
O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins (Icsez-Ufam) terá um programa de televisão inédito em seus cinco anos de história. O projeto faz parte de um Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) e é coordenado pelos profs. Graciene Siqueira e Lucas Milhomens, ambos do Colegiado de Comunicação Social do Instituto.
Participam do Pibex alunos do curso de Comunicação Social/jornalismo da Ufam-Parintins, que estão cursando o quinto e o sétimo períodos da graduação. O projeto consiste na elaboração de um programa de TV voltado para a produção audiovisual cinematográfica no município, especialmente no âmbito acadêmico. O programa vai se chamar “Sala de Cinema” e faz um estilo descontraído, mas sem perder de vista o foco informativo e educativo do projeto.
“Entendemos que essa é uma forma de oportunizar um material informativo e até mesmo histórico sobre o cinema em Parintins. Muita gente não sabe o quanto Parintins produz em audiovisual, dentro e fora das universidades. Além disso, o projeto também oportuniza a prática aos acadêmicos de jornalismo do nosso Campus”, destacou Graciene Siqueira.
A bolsista do Pibex, Maíra Costa (20), desempenha a função de produtora no programa, para a estudante do sétimo período essa é uma experiência nova e muito gratificante, porque é sua primeira experiência prática na área, e principalmente, porque a acadêmica sempre quis participar da elaboração e produção de um programa televisivo. “Participar do ‘Sala de Cinema’ é muito importante para mim porque estou exercendo na prática a rotina de produção de um programa de TV. Como nosso curso não tem estágio acredito que essa é uma oportunidade única para todos nós que gostamos da produção televisiva”, explicou a bolsista.
 O Programa ainda está na fase de pré-produção, ou seja, já foram feitas reuniões de elaboração, produção de pauta, produção técnica e testes de apresentação em estúdio. Ao todo serão produzidos cinco programas, a produção de reportagens e entrevistas especiais para o primeiro programa teve início no dia 23 de janeiro. Os coordenadores e integrantes do “Sala de Cinema” não revelaram os temas de cada programa, mas adiantaram que o material será exibido em Manaus, na programação da TV Ufam, ainda no primeiro semestre deste ano.