quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projeto combate violência sexual


Ilustração: divulgação





O projeto “A escola como espaço de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil: intervenção sócio-educativa é o tema da ação de extensão desenvolvida pelo curso de Serviço Social na Escola Municipal Irmã Cristine no município de Parintins. O projeto ocorre entre os meses de abril e julho de 2011. As atividades desenvolvidas serão participativas e terão, além dos docentes e discentes da UFAM, a participação da diretora, professores e alunos da escola em questão, contribuindo para a prevenção do abuso e exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes no município.

Crianças e adolescentes com idades entre 12 a 18 anos são o público-alvo da ação, que é coordenada pelas professoras do curso de Serviço Social, Dayana Cury Rolim e Andreza Gomes Weil.  A diretora da escola, Bernadete Lopes de Souza, sinalizou que vem ocorrendo vários casos de violência sexual com os alunos, sendo de grande importância a orientação de ações que devem ser tomadas quando as crianças estão em situação de risco ou mesmo quando já ocorreram situações de violência sexual, e como proceder à notificação das autoridades competentes sobre a ocorrência da violência sexual.

As atividades previstas envolverão duas oficinas e duas palestras com debates em torno de temas relativos ao abuso e violência sexual, duas exibições de filmes sobre a violência sexual com discussão em grupos, treinamento dos professores para notificar as suspeitas ou ocorrências de casos de violência sexual e confecção de cartazes e cartilhas que serão disponibilizados na escola para que o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes possa continuar após a conclusão do projeto.

O projeto ocorrerá nas dependências da Escola Municipal Irmã Cristine no bairro Itaúna II, às quartas-feiras, das 09h às 11h30.

Plantio de hortas orgânicas vai beneficiar Comunidade do Paraiso


Foto: divulgação


O Professor José Carlos Brandão e os acadêmicos do 6ᵒ período do curso de Zootecnia estão realizando a implantação de composteiras a partir de resíduos orgânicos produzidos pelos comunitários da comunidade do Paraiso, região do Zé Açú.

O projeto tem como objetivo o aproveitamento desses resíduos, antes desperdiçados, utilizando-os no plantio de hortas orgânicas, melhorando a alimentação das famílias e gerando lucro para os moradores por meio da manutenção do meio ambiente.

Benefício à comunidade

Para o coordenador do projeto, professor José Carlos Martins Brandão, esse trabalho vem propor para os comunitários uma nova percepção dos resíduos orgânicos, uma vez que eles mesmos serão agentes importantes na concretização das atividades.

Para isso serão implantadas hortas nas escolas e o restante nas áreas de terra das famílias da comunidade. A primeira atividade a ser realizada entre os acadêmicos e os moradores será no dia 21 de maio já para a montagem das composteiras e dos canteiros para as hortas. As reuniões com os alunos ocorrem aos sábados e domingos de 8h às 10h no campus da Ufam em Parintins.