quarta-feira, 25 de maio de 2011

Escolas indígenas do Uaicurapá constroem Projeto Político Pedagógico

Foto: socioambiental.org
Os novos desafios da Educação apontam para um ensino baseado em conhecimentos e saberes, na articulação de quatro alicerces que são: aprender a conhecer, a fazer, a viver e a ser. Baseados nesses conceitos, o projeto “Elaboração do Projeto Político Pedagógico das Escolas Indígenas do Uaicurapá”, coordenado pelos professores Ignês Tereza Peixoto de Paiva e Renato Izidoro da Silva, integra professores, gestores, alunos e comunitários das Escolas Indígenas do Uaicurapá. A ação visa discutir a elaboração do Projeto Político-Pedagógico e a relação com a gestão autônoma da escola. Essa medida é produto da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), que prevê a autonomia pedagógica e a participação da comunidade na gestão escolar.

O projeto está desenvolvendo nas Escolas Indígenas do Uaicurapá debates sobre a articulação das dimensões administrativas, pedagógicas e comunitárias para a elaboração do (PPP), com atenção da necessidade de se planejar o desenvolvimento da escola, com intervenções responsáveis e conscientes em benefício da comunidade escolar. As atividades são realizadas por meio de oficinas, aulas expositivas dialogadas, seminários e debates. Os encontros estão acontecendo aos sábados e domingos no horário de 8h às 17h nas Escolas Indígenas do rio Uaicurapá.

Projeto deve reconhecer valores tradicionais

A educação escolar do povo Sateré-Mawé está sendo construída na interrelação com a história do contexto cultural das suas comunidades, a fim de reconhecer e valorizar suas crenças, seus valores e conhecimentos tradicionais no processo de construção do seu Projeto Político-Pedagógico. A idéia parte de uma concepção participativa e dialógica da educação, onde todos os professores, lideranças e comunidades atuarão como sujeitos históricos e protagonistas na construção de um projeto em coerência com seus interesses e necessidades particulares. Com o projeto político-pedagógico espera-se contribuir para reafirmação da cultura Sateré-Mawé.

 

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