quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projeto combate violência sexual


Ilustração: divulgação





O projeto “A escola como espaço de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil: intervenção sócio-educativa é o tema da ação de extensão desenvolvida pelo curso de Serviço Social na Escola Municipal Irmã Cristine no município de Parintins. O projeto ocorre entre os meses de abril e julho de 2011. As atividades desenvolvidas serão participativas e terão, além dos docentes e discentes da UFAM, a participação da diretora, professores e alunos da escola em questão, contribuindo para a prevenção do abuso e exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes no município.

Crianças e adolescentes com idades entre 12 a 18 anos são o público-alvo da ação, que é coordenada pelas professoras do curso de Serviço Social, Dayana Cury Rolim e Andreza Gomes Weil.  A diretora da escola, Bernadete Lopes de Souza, sinalizou que vem ocorrendo vários casos de violência sexual com os alunos, sendo de grande importância a orientação de ações que devem ser tomadas quando as crianças estão em situação de risco ou mesmo quando já ocorreram situações de violência sexual, e como proceder à notificação das autoridades competentes sobre a ocorrência da violência sexual.

As atividades previstas envolverão duas oficinas e duas palestras com debates em torno de temas relativos ao abuso e violência sexual, duas exibições de filmes sobre a violência sexual com discussão em grupos, treinamento dos professores para notificar as suspeitas ou ocorrências de casos de violência sexual e confecção de cartazes e cartilhas que serão disponibilizados na escola para que o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes possa continuar após a conclusão do projeto.

O projeto ocorrerá nas dependências da Escola Municipal Irmã Cristine no bairro Itaúna II, às quartas-feiras, das 09h às 11h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário