quarta-feira, 8 de junho de 2011

Projeto inclui capoeira na escola

Foto: Arquivo do projeto

Levar a capoeira como prática da cultura afro-brasileira às escolas é a meta principal do projeto “A capoeira como conteúdo na Escola Estadual Senador João Bosco – Parintins/AM”. A ação é coordenada pelos professores Marcelo Radicchi e Patrícia Trindade em parceria com acadêmicos do curso de Educação Física.

O objetivo é proporcionar aos alunos da escola de ensino médio experiências teóricas e práticas com a capoeira didática no conteúdo nas aulas de Educação Física.

Atuação do projeto

Inicialmente, o projeto realizou um curso de capacitação aos acadêmicos participantes, aos professores de educação física e demais professores interessados. O objetivo deste curso foi oferecer uma visão básica referente à capoeira entendida em seu contexto histórico e cultural, com vistas à capacitação dos discentes e professores para o trabalho da temática em sala de aula.

Segundo o professor Marcelo Radicchi, a capoeira encontra-se em processo de inserção nas escolas, em especial como conteúdo da cultura corporal de movimentos a ser trabalhada nas aulas de Educação Física, tendo como base diversas iniciativas oficiais que tem estimulado esta inserção, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Lei n° 10.639/2003 que trata da “obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nos ensino fundamental e médio”.

As reuniões com os acadêmicos ocorrem todas as sextas feiras, das 19h às 22h, no ICSEZ.

Um comentário:

  1. Olá,

    Parabenizo mais uma vez pela iniciativa de criação deste canal de comunicação/divulgação dos nossos projetos de extensão. Parabéns!

    Gostaria apenas de lembrar que estamos realizando outra atividade de extensão com capoeira chamada "Espaço Vadi-Ação: vivências da práxis capoeirana dentro e fora do ICSEZ/UFAM", cuja proposta é aprofundar o conhecimento da capoeira aos acadêmicos de Educação Física para que possam trabalhar com a capoeira como conteúdo em suas aulas de Educação Física nas escolas.

    Neste projeto visamos também o diálogo e estabelecimento de parcerias com a capoeiragem de Parintins a fim de mobilizar o segmento dos capoeiras com relação às políticas públicas que têm sido discutidas para a capoeira à nível nacional, estadual e mesmo municipal.

    Temos obtido sucesso e uma das atividades realizadas é o Vadi-a-CINE, onde proporcionamos a exibição de filmes relacionados à temática da capoeira, com debate ao final e dinâmicas de capoeira aos participantes (práxis: teoria e prática capoeirana).

    Grande abraço,

    Marcelo Rocha Radicchi
    Professor no ICSEZ/UFAM

    ResponderExcluir