quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Indígenas da Casa de Transito Sateré Mawé de Parintins dão continuidade à produção de filmes.

O projeto “Cinema Indígena e produção audiovisual na Casa de Trânsito Sateré Mawé de Parintins” pretende dar continuidade à exibição de filmes de curta e média duração, para as famílias indígenas da Casa de Trânsito produzidos por cineastas indígenas no âmbito do projeto realizado pela Organização Não Governamental Vídeo nas Aldeias.  
O projeto, coordenado pelos professores Karliane Macedo Nunes e Renato Izidoro da Silva, pretende concluir o acervo de filmes iniciado, neste primeiro semestre de 2011, sobre o cotidiano, a mitologia e as lutas dos índios Kuikuro, Huni kui, Panará, Xavante e Ashaninka, num material produzido por eles próprios.
Como na primeira edição deste projeto, estão sendo realizadas discussões e oficinas com o intuito de que o povo Sateré Mawé de Parintins possa refletir sobre a necessidade de valorização e registro de seus próprios saberes e cultura, e com um diferencial: será incorporada a essa edição uma oficina de produção de filme que retrate elementos da cultura dos Sateré Mawé.
Na ocasião, esses indígenas terão a oportunidade de trabalhar a partir da definição de um roteiro, produzir a filmagem (definir elenco, lócus de filmagem e realizar a gravação) e, por fim, editar o material, tendo assim a oportunidade, de refletir e interagir em todas as etapas de elaboração de um produto audiovisual capaz de registrar e dar visibilidade a elementos importantes da cultura Sateré-Mawé. As reuniões com a comunidade já estão acontecendo às sextas-feiras das 15h as 18h, na Casa de Trânsito Sateré Mawé de Parintins – Rua Silva Campos, nº 1389.

Nenhum comentário:

Postar um comentário