quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Projeto promove ações de saúde entre tricicleiros

Tricicleiros de Parintins

Com objetivo de promover a busca pela saúde entre os trabalhadores tricicleiros de Parintins, professores e alunos da Ufam desenvolvem o projeto “Saúde do Trabalhador em Movimento”, coordenado pelos professores Andreza Gomes Weil e Gladson Rosas. Em seis meses os participantes do projeto pretendem levar até a classe dos tricicleiros orientações e ações que previnam doenças e garantam a segurança na atividade.
Uma pesquisa realizada em parceria com o Núcleo de Saúde do Trabalhador, da Secretaria Municipal de Saúde, identificou várias problemáticas ocorridas com este público no que tange a aspectos de condições de trabalho e segurança e saúde do trabalhador. A prática dessa atividade pode ser causadora de várias doenças, principalmente ortopédicas.
O projeto será desenvolvido primeiramente com foco sócio-educativo. Abordará temáticas que proporcionem os trabalhadores reflexões sobre a importância da prevenção e cuidados com a sua saúde. As palestras serão voltadas a segurança no trabalho e Ergonomia, estresse no trabalho, saúde do homem, hipertensão e diabetes, previdência social e doenças Sexualmente Transmissíveis.
Após a primeira etapa serão realizadas atividades como caminhadas, ações na família do trabalhador e vacinação. Ao final do projeto uma cartilha de orientação será confeccionada para oferecer um conjunto de informações socializadas a outros públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário