Cascoteca: o instrumento ribeirinho como ferramenta para expansão do imaginário
A primeira leitura de
uma criança é tão importante para seu crescimento, como os seus primeiros
passos e suas primeiras palavras, ela abre o caminho para as ideias, imaginação
e conhecimento de mundo, proporcionando não só o crescimento intelectual como
também o humano. Embora todos conheçam sua importância, o ato de ler ainda é deficiente,
pois em algumas regiões rurais o acesso da criança a escola e aos meios de
conhecimento é um desafio a ser vencido.
Por esse motivo, o
projeto que tem por tema: Cascoteca: o instrumento ribeirinho como ferramenta
para expansão do imaginário teve como objetivo incentivar o hábito da leitura
para as crianças ribeirinhas das comunidades de Brasília e Catispera do
município de Parintins, onde propõe mediar o contato de crianças das referidas
Comunidades com o prazer da leitura através de textos de vários gêneros,
trabalhando também a escrita e a oralidade que serão de fundamental importância
para a compreensão da própria “leitura de mundo” de cada um.
Em vista dos argumentos
apresentados, acredita-se que as atividades e iniciativas do projeto irão
acrescentar de forma positiva para o conhecimento dos futuros cidadãos das
comunidades, pois os incentivos a leitura não servirão apenas para a
compreensão e interpretação de textos literários, e sim principalmente para o
melhor entendimento da criança com sua própria realidade de vida.
Coordenadora: Prof Antonia Mara (Pedagogia)
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