terça-feira, 31 de maio de 2011

Projeto apóia formação política de mulheres

Foto: arquivo Projeto Artêmis

Alunos do Curso de Serviço Social, coordenados pela professora Sandra Damasceno da Rocha, desenvolvem na Comunidade da Freguesia do Andirá, município de Barreirinha, o “Projeto Artêmis: Formação Política para movimento de mulheres ribeirinhas“. A ação tem como público alvo a Associação de mulheres de Freguesia do Andirá, no intuito de despertar a liderança e a participação política da mulher dentro da comunidade. As reuniões acontecem quinzenalmente na sede do Pet (Programa de erradicação do trabalho infantil), Comunidade da Freguesia, aos sábados e domingos das 9h às 12h.
O ato visa estimular a emancipação econômica das mulheres envolvidas com a associação, no que diz respeito a alternativas de geração de renda, além de proporcionar aos acadêmicos envolvidos, a oportunidade de articulação entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e as problemáticas norteadoras do projeto, como cidadania, participação popular e responsabilidade social.
Desenvolvimento da Ação
Segundo a coordenadora do projeto, este nasceu em junho de 2010, da vivência e necessidade de uma melhor preparação das mulheres para atuar dentro das organizações comunitárias, ajudando-as a superar formas de participação passiva nos processos deliberativos de suas comunidades. Segundo Damasceno, a primeira fase de projeto conseguiu mobilizar politicamente as mulheres para a criação da Associação de mulheres na comunidade de Freguesia do Andirá, município de Barreirinha/AM.
No estágio atual, o foco é a organização política do grupo e a realização de atividades de fortalecimento com as mulheres envolvidas, especialmente no que se refere às atividades de geração de emprego e renda. O projeto mostra-se fundamental para a construção da independência econômica destas mulheres, dando um suporte para novas formas de emancipação em seu cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário