terça-feira, 31 de maio de 2011

Projeto discute cultura e identidade com índios

Fonte: revistaraiz.uol.com.br

Desenvolvido na Casa do Índio do município, o projeto "Cinema Indígena na casa de trânsito Sateré-Mawé de Parintins" exibe aos moradores do local, os filmes que integram a coleção Cineastas indígenas: um outro olhar, que retrata diferentes etnias no território nacional. Após os filmes, são realizadas discussões e oficinas com o intuito de que os Sateré-Mawé de Parintins reflitam sobre a necessidade de valorização e registro de seus próprios saberes e culturas, e compartilhem esses conhecimentos com os participantes do projeto. A ação é coordenada pelos professores Karliane Macedo Nunes e Renato Izidoro da Silva. As sessões acontecem quinzenalmente na Casa do Índio às sextas-feiras, das 16 h às 18 h.

Os filmes mostram o cotidiano, a mitologia e as lutas dos índios Kuikuro, Huni Kui, Panará, Xavante e Ashaninka, em material produzido por eles próprios através de oficinas e encontros promovidos pela ONG ‘Vídeo nas Aldeias’, em parceria com o Ministério da Cultura e a Petrobrás. Na Casa do Índio, os moradores, aproximadamente 70 indígenas, terão a oportunidade de conhecer as propostas do projeto, assistir aos filmes e realizar as oficinas após as exibições, envolvendo narração de histórias, textos, desenhos e um prévio-contato com filmagem amadora para a produção de filmes pelos próprios indígenas.

 

Ao todo, são seis encontros planejados, sendo cinco para a exibição do material composto pelos filmes de curta e média duração da coleção utilizada, e uma reunião específica final para a avaliação feita pelos próprios moradores da Casa do Índio. O projeto já realizou três encontros com a comunidade indígena e o quarto ocorrerá no dia 10 de junho. As próximas datas marcadas são 17 de junho e 8 de julho.

2 comentários:

  1. Parabéns primeiramente pelo blog, está muito legal! O cinema indígena é muito interessante, precisam conhecer os filmes, muito engraçado todos, além de ser importante conhecer melhor nossas origens, de todos nós brasileiros, povo miscigenado.
    Aos academicos, eu sou um deles, sucesso!!!! Vamos lah "Ufamzada" rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos idealizadores do projeto por realizar um trabalho que desperta interesse por um povo que é raiz da brasilidade!

    ResponderExcluir