segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Projeto redefine forma de ensinar matemática

Matemática e diversão

O método tradicional de ensinar matemática nas escolas levou professores e alunos do curso de Zootecnia e administração da Universidade federal do Amazonas de Parintins a executarem o projeto “Caminhos da Aprendizagem”, que tem o objetivo melhorar o ensino da Matemática na escola, mostrando que é possível minimizar a aversão pela disciplina e buscar uma melhoria na educação. O projeto, coordenado pelo professor Pedro Amoedo, iniciou em agosto com o treinamento dos participantes e está na fase de execução das atividades.
Caminhos de aprendizagem são brincadeiras, jogos educativos e aulas conceituais que atendem alunos com dificuldades de aprendizagem em matemática, englobando as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) e formas geométricas, ajudando assim, a elevar o nível de aprendizado e também os preparando para a próxima série.
Participam do projeto alunos do 5º ano, moradores do bairro Itaúna. A participação dos mesmos se dá de forma direta nas atividades programadas, como a confecção e construção dos objetos para as dinâmicas, nas atividades teóricas e conceituais e também na elaboração do material didático que ficará disponível na comunidade. Os alunos colaboradores atuarão como orientadores nas dinâmicas e nas aulas conceituais e também participarão de todo o processo que vai desde a escolha particular da dinâmica até a sua construção e execução.
A última etapa será a realização de um teste escrito de caráter avaliativo, com o propósito de verificar o grau de assimilação de conteúdo e nível de amadurecimento adquirido pelos alunos sobre a ciência matemática. O horário das reuniões com os alunos do projeto e com os participantes acontecem todas as terças-feiras e quintas-feiras de 15h as 17h, no próprio ICSEZ.




Nenhum comentário:

Postar um comentário